quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O RIO GRANDE


    
Oh! Minas Gerais!
Oh! Minas Gerais!
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais!

      Minas Gerais, além de ser o quarto maior Estado Brasileiro, o segundo mais populoso e possuir o terceiro maior Produto Interno Bruto do País, foi também cenário para muitos fatos históricos, incluindo a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930 e o Golpe Militar de 1964. Mas não é isso que quero enfatizar, como já diz o hino, Minas é uma terra inesquecível, dificilmente alguém passaria por esse estado sem levar consigo uma recordação, no meu caso foi na fronteira com o Estado de São Paulo. 
      Havia um buraco na carroceria do caminhão, pelo qual eu conseguia ver as placas, as árvores, o asfalto e os morros, foi por ele também que consegui ver aquele imenso rio, que por sua grandeza, sua beleza, sua firmeza me deixava encantado. Suas pontes pareciam intermináveis, as matas ao seu redor desapareciam, os pássaros até sorriam ao passar por essa perfeita obra de Deus, e dentro daquele caminhão eu contemplava a sua grandeza, nunca tinha visto nada igual. Como podia ter tanta água naquele lugar sendo que no nordeste muitas pessoas, animais e plantas morriam por causa da seca.

      - Ô pai! um dia vai tê tanta aga axim na nota terra?
      - Só Deus sabi, meu fi, só Deus sabi.                                
              
      Eu acompanhava tudo, nem sequer piscava os olhos ao passar por aquela obra prima chamada Rio Grande, nada ficava despercebido, nem as capivaras que corriam para o meio do mato, as barragens, os fios elétricos, os canteiros da ponte e os carros. Cada detalhe, cada novidade, observava tudo como um cientista, queria conhecer esse novo mundo, essa nova terra e à medida que a ponte ia se acabando meus sonhos aumentavam, minha infância mudava, minha mente viajava e minha vida se transformava.

Teus regatos te enfeitam de ouro.
Os teus rios carreiam diamantes
Que faíscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes.

Tuas montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria alcantil !
Nos teus ares suspiram serestas.
És altar deste imenso Brasil !

                             (JUCINEI ROCHA DOS SANTOS - 2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário