quinta-feira, 26 de julho de 2012

UMA LIVRARIA DIFERENTE



Às cinco da tarde o telefone toca.
- Alô!
- Alô, quem ta falando?
- Jorjão, aqui é o Mané do São Sebastião.
- E ai velho, beleza?
- Oh! Tudo na paz.
- Hã...
- Mano, liguei para ver se você ainda tem aqueles livros pra vender.
- Meu! O que mais tenho aqui em casa é livro. (Risadas)
- Tu tá ligado que me amarro pra caramba em uma literatura clássica né?
- Sei sim! Semana passada tu levou quase toda a obra do Shakespeare.
- Só que essa semana vou levar um pouco das obras românticas, o que tu tem ai pra mim?
- Caro Mané, como alguns playboys vieram essa semana aqui e levaram quase todas as obras só terei José de Alencar e Casemiro de Abreu, serve?
- Não é o que estava procurando, mas dá pro gasto!
- Semana que vem chega uma remessa de obras realistas e naturalistas, tipo Machado de Assis, Eça de Queiroz, Aluizio de Azevedo, Raul Pompéia, até Adolfo Caminha, acredito eu.
- Bom... Muito bom mano!
- Que horas posso passar aí pra buscar?
- Velho, vou fazer uns corre agora e só to aqui lá pras dez, algum problema?
- Não mano. Dez e quinze to ai.
- O negócio é o seguinte Mané, meu superior ta embaçando e tu terá que pagar tudo a vista.
- Oloco, mas por que toda essa burocracia?
- É que a semana passada uns Nerds do Jardim Itamaraty levaram os estoques das obras modernas e pós-modernas e não pagaram.
- Hum... Complicado hein?
- E como é! Quase perdi minha vida.
- Não é da minha conta mano, mas o que eles levaram?
- Hum...Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Marina Colasanti, Luiz Fernando Veríssimo, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, José Saramago...
- Nossa! Os caras estão inspirados, hein?
- O que eu achei estranho é que todo mundo ta falando dos livros da Clarice Lispector e do Caio Fernando Abreu, mas não levaram nenhum deles.
- Verdade mano, to vendo até nas redes sociais, achei que você tinha vendido tudo.
- Não! Esses são caros, já que a procura é maior.
-Hum...
- E como eles não tem disposição para adquirir e ler o material eles recitam pequenas frases, mesmo sem ter lido o livro inteiro.
- É foda meu.
- Mas mano, vou te deixando por aqui já que agora vou repassar os clássicos da semana passada.
- Pode crer, te espero aqui às dez e quinze então.
- Firmeza mano, é nóis.
- Abraço moleque, manda um abraço pra galera ai do São Sebastião. Precisar de nós tamo ai.
- Pode deixar, falou!
- ...



“Na noite desse sábado, 21 de abril de 2001, a polícia militar prende uma quadrilha organizada de traficantes de drogas. A polícia vinha grampeando as ligações desde o mês passado, inclusive as gravações serão divulgadas no noticiário das nove, e através dessas escutas telefônicas conseguiram achar o paradeiro dos criminosos. Os traficantes foram presos na cadeia municipal onde esperam pela sentença.”
                                                              (Jornal da Cidade, 21 de Abril de 2001)









                                                            Jucinei Rocha dos Santos, 26 de Julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário